Oppenheimer - Confira a Trajetória do "Pai da Bomba Atômica"

As Melhores Ofertas em Smart TV você encontra na aqui, confira!

No próximo dia 20 de julho chega às telonas Oppenheimer, filme baseado no livro ganhador do Prêmio Pulitzer, em 2006, Prometeu Americano: O Triunfo e Tragédia de J. Robert Oppenheimer. O longa é dirigido por Christopher Nolan, mesmo diretor de premiados sucessos, como Dunkirk (2017), Interestelar (2014),  A Origem (2010) e Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008).

A produção é ambientada durante a Segunda Guerra Mundial e acompanha a vida do físico norte-americano J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), diretor do Laboratório de Los Alamos durante o desenvolvimento do Projeto Manhattan. Tal empreendimento visava construir as primeiras bombas atômicas.  

Além de Murphy, o elenco conta ainda com Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Emily Blunt (Um Lugar Silencioso), Florence Pugh (Viúva Negra), Matt Damon (Air: A História por trás do logo), Jack Quaid (The Boys), Rami Malek (007 - Sem Tempo para Morrer).


Divulgação - Imagem Universal Pictures


Mas afinal, quem foi Oppenheimer?

O norte-americano, Julius Robert Oppenheimer, de origem judaica alemã, nasceu em Nova York. Formou-se em química em Harvard, em física pela Universidade de Cambridge e obteve seu doutorado pela Universidade de Göttingen, em 1927. 

O físico teórico, tornou-se diretor do Laboratório Nacional de Los Alamos durante a Segunda Guerra Mundial, onde passou a trabalhar no Projeto Manhattan.  Tal empreendimento objetivava pesquisar e desenvolver armas nucleares. Assim, Oppenheimer é creditado, devido seu fundamental papel em tal projeto como "pai da bomba atômica".

Além disso, ele fez contribuições significativas no campo da física teórica, incluindo mecânica quântica e física nuclear.


Divulgação - Imagem detonação e o físico J. Robert Oppenheimer

Projeto Manhattan

Com o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, acirrou-se a preocupação com o desenvolvimento de armamentos nucleares. Os físicos Albert Einstein e Leo Szilard alertaram o governo norte-americano do iminente risco de armas nucleares serem fabricadas, primeiramente, pelos nazistas. Tal feito traria consequências incalculáveis caso fosse alcançado.

Assim, surge o Projeto Manhattan, tendo como principal objetivo pesquisar e desenvolver armamentos nucleares. Além de Robert Oppenheimer, Leo Szilard e Leslie Groves, um general, tiveram uma imprescindível atuação na construção das primeiras bombas atômicas da história.

A participação de Oppenheimer foi de fundamental importância para o êxito do projeto. E, em 1945, foi realizada a operação Trinity, na qual foram feitos testes de explosão com a primeira bomba atômica já desenvolvida. A operação foi um sucesso. Apesar do triunfo do projeto, passou pela sua mente um trecho de uma escritura hindu que diz: "Agora eu me tornei a Morte, o destruidor de mundos." 


A Segunda Guerra e a Bomba Atômica

Após os japoneses atacarem a base naval norte-americana de Pearl Harbor, em dezembro de 1941, os EUA entram oficialmente no conflito e declaram guerra ao Japão. Com isso, em 1945,  as bombas atômicas Fat Man (a base de plutônio) e Little Boy (a base de urânio), são detonadas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Tal evento causou a morte de, aproximadamente, 250 mil pessoas.


Oppenheimer Pós-Guerra?

Com o fim da guerra, Oppenheimer tornou-se presidente do Comitê Consultivo Geral da recém-criada Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos (CEA), no qual se opôs ao desenvolvimento da bomba de hidrogénio. O físico começou a trabalhar em defesa de um controle de armamentos nucleares, demonstrando desaprovação pelos eventos ocorridos.

Devido suas posições, passou a ser perseguido pelo governo norte-americano, também foi acusado de ser comunista e de possuir suspeitas de conexões com os soviéticos, o que arruinou sua reputação. Privado de poder político, foi retirando-se paulatinamente para uma vida cada vez mais simples, embora ainda elaborasse ideias sobre a relação entre a ciência e o seu papel na sociedade e viajasse dando conferências.

Já no governo Kennedy, em 1963, recebeu o prêmio Enrico Fermi, reconhecimento por sua grande contribuição para a física, bem como para limpar seu nome das acusações feitas anos antes.

Em 1965, recebeu o diagnóstico de câncer na garganta, era fumante assíduo. passou por tratamentos mas morreu em 1967.

Apesar de sua mente brilhante prever o impacto, a história da humanidade nunca mais foi a mesma após a explosões nucleares nas cidades japonesas, durante a Segunda Guerra Mundial. 


E você, ansioso para a estreia de Oppenheimer? Comenta com a gente. Siga nossas redes!


*Lembramos que, esse texto é um resumo. Muita coisa interessante ficou de fora. Para mais informações, consulte outras fontes.

Oppenheimer - Confira a Trajetória do "Pai da Bomba Atômica" Oppenheimer - Confira a Trajetória do "Pai da Bomba Atômica" Reviewed by Toca da Série on julho 18, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Imagens de tema por fpm. Tecnologia do Blogger.